ATIVIDADES E-PROINFO

ATIVIDADE 2.6 - Com os Professores

Realizamos junto aos professores a orientação ao uso da WEBQUEST.
Aproveitamos a Parada Pedagógica para reunir, por turmas afins, os professores no intuito de fomentar a pesquisa no ambiente Webquest.
Além deste ambiente, para maiores esclarecimentos, utilizaram-se da wikipédia. Conforme a área de interesse destes professores, o trabalho se desenvolveu de forma satisfatória, atingindo os objetivos propostos, bem como a incrementação da prática pedagógica em sala de aula, funcionando até como um estímulo ao planejar a partir da pesquisa, ampliando as múltiplas possibilidades do ensino-aprendizagem.


ATIVIDADE 2.7 - Com alunos

A partir da experiência da professora Claudia, com os jogos contidos no Linux Educacional - Série GCOMPRIS, a mesma  propos para seus alunos um trabalho envolvendo o raciocínio lógico. A princípio todos ficaram eufóricos e foram explorando livremente os jogos. Num dado momento, a partr de um trabalho  em duplas, os desafios                                                    .

eram propostos e paralelamente, as      intervenções. O trabalho foi muito proveitoso e ,além do retorno enquanto conhecimento adiquirido por cada aluno, o que mais se percebeu foi a iniciativa natural dos alunos frente à máquina e a mútua-ajuda. Esta turma tem aluno de inclusão, que com a colaboração dos colegas e da professora, sentiu-se plenamente a vontade para se lançar nessa experiência.


ATIVIDADE 3.3  FAZER UM PROJETO, APLICAR E RELATAR OS RESULTADOS (COM ALUNOS)'

"GENTE CASTRENSE"
A proposta de trabalho "Povo castrense", tem como objetivo conhecer as etnias que colonizaram o nosso município.
A atividade geradora do tema em questão foi a visitação a pontos turísticos de Castro.
Na sequência, no laboratório de informática, os alunos assistiram a uma apresentação de slides sobre os descendentes de imigrantes. Puderam também observar os usos, costumes e tradições da gente que aqui reside.
Num terceiro momento fizeram uma entrevista com pessoas de sua família. A partir dos dados coletados sobre as descendências das famílias dos alunos, a professora organizou, no quadro de giz, uma tabela que usou como recurso em atividades de matemática.
A proposta foi muito bem aceita pelos alunos e teve um resultado além do esperado. As aprendizagens foram significativas, pois partiu de uma ação concreta e foi fixada com o uso do recurso tecnológico. 
 









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