segunda-feira, 31 de março de 2014

PROJETO SALA DE APOIO





ESCOLA PROFESSORA MARIANA GARCEZ DUARTE













PROJETO
“LER É PRECISO E APRENDER É DIVERTIDO”















CASTRO
2013


IONE CORDEIRO PRESTES









PROJETO
“LER É PRECISO E APRENDER É DIVERTIDO”







  PROJETO APRESENTADO A SECRETARIA
                                                                   MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, PARA A SALA DE
                                                                 APOIO PEDAGÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL                                               PROF.ª.MARIANA GARCEZ DUARTE










CASTRO
2013


Professora: Ione Cordeiro Prestes
Alunos
1. Alessandra Apª Rodrigues Alves
2. Alexandre Siqueira
3. Ana Karolin da Silva Farias dos Santos
4. Ana Mª Vriesmann
5. Ana Paula Antunes Augustyn
6. Caroline Cordeiro da Fonsseca
7. Cleverson da Silva Ribeiro Gonçalves
8. Emilly Emanueli dos Santos
9. Esthefany Caroline Augutyn Martins
10. Fernando Souza Cardoso
11. Gabriel Vinícius Amaral
12. Graziela Oliveira Ramos Bonfim
13. Gustavo da Silva
14. Iasmin Garieli da Fonseca
15. Johan Matheus Oliveira Iank
16. Kauan Henrique de Lima Moraes
17. Luiz Eduardo Cordeiro da Silva
18. Luiz Felipe Oliveira de Paula
19. Maria Eduarda Mendes da Silva
20. Matheus Phelipe Martins Carvalho
21. Milena Apª da Silva Rodrigues
22. Murilo Ricardo Oliveira dos Santos
23. Pedro Henrique Souza de Lima
24. Raissa Cruz Pereira da Silva
25. Renan Gustavo da Silva Farias dos Santos
26. Rômulo de Oliveira Dantas
27. Rullyan Carneiro
28. Ryan Lopes
29. Sabrina Machado Carneiro
30. Stefani Apª do Carmo da Silva
31. Vanessa Apª dos Santos Rosa
32. Wesllen de Oliveira dos Santos
33. Ketelin Cauane Antunes Lourenço
34. Adriano Francisco de Oliveira


Projeto: “LER É PRECISO E APRENDER É DIVERTIDO”
Objetivos:
Matemática:

ü  Investigar os conceitos prévios dos alunos;
ü  Possibilitar ao aluno relacionar a situação da matemática no dia a dia;
ü  Estimular a elaboração do pensamento lógico utilizando material concreto para sustentar o raciocínio matemático;
ü  Apresentar aos alunos as diferentes maneiras de resolução de problemas;
ü  Proporcionar aos alunos momentos de reflexão para a elaboração de estratégias de resolução de problemas envolvendo as quatro operações;
ü  Valorizar as diferentes formas de registros;
ü  Levar o aluno a visualiza a presença da matemática nas diferentes áreas do conhecimento;
ü  Tornar os alunos alfabetizados matematicamente.

Português:

ü  Investigar os conceitos prévios dos alunos;
ü  Explorar as diversas funções do uso da língua em diferentes situações sociais;
ü  Possibilitar ao aluno, a partir de diferentes práticas, o exercício autônomo da leitura e da escrita;
ü  Reconhecer e utilizar adequadamente os instrumentos que permitem a escrita, bem como os diferentes gêneros de leitura e escrita;
ü  Compreender textos orais ou escritos, reconhecendo os gêneros a que pertencem e suas especificidades;
ü  Ser capaz de ler textos decodificando códigos da escrita com compreensão da leitura;
ü  Realizar produções escritas utilizando as convenções ortográficas de forma sistematizada;
ü  Criar oportunidades para que o aluno desenvolva exercite a consciência fonológica;
ü  Proporcionar situações em que os alunos observem seus avanços na leitura e escrita.








Metas

1º Bimestre
ü  Sensibilizar os alunos às práticas das áreas do conhecimento, a fim de que percebam que são capazes de fazer parte deste processo.

2º Bimestre
ü  Vivenciar diferentes formas de práticas para atender as diferentes maneiras de aprender.




Justificativa
Nos dias de hoje nos deparamos com uma diversidade de conhecimentos, sociedade, cultura e, novas tecnologias que as crianças têm acesso e o grande desafio para a escola, é a inclusão. Mas, não apenas a inclusão do aluno portador de algum tipo de deficiência, mas também daquele que por dificuldade de aprendizagem ou ensinagem, não consegue obter sucesso, avançar.
            A Constituição Federal em seu artigo 206 parágrafo I assegura a todos os brasileiros a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
            Considerando isto, temos que respeitar as diferentes formas de aprender, os ritmos de cada aluno e não tê-las como obstáculo, mas sim como um fator enriquecedor, pois estudar é um direito universal, oferecer um ensino de qualidade, garantindo a permanência e o sucesso em sala de aula é nosso dever.
            Sendo assim, após realizarmos a sondagem cognitiva dos alunos do 2º, 3º e 4º ano, percebeu-se a defasagem de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, em alguns deles.
            A partir desse diagnóstico, se fez necessário o atendimento em Sala de Apoio Pedagógico, em pequenos grupos por nível de alfabetização, o que facilita o atendimento individual, com metodologia diversificada e ambiente acolhedor, procurando facilitar a apropriação do conhecimento formal para que o mesmo tenha capacidade de agir frente a uma situação apoiando-se em conhecimentos, mas sem se limitar a eles; fazendo com que suas competências se transformem em habilidades.
           






Cronograma de atividades 2013


ATIVIDADES
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Momentos individuais
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Jogos educativos diversificados
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Fazendo Arte (desenhos, fantoches, pintura, modelagem, etc.)
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Encenação da “Paixão de Cristo”
X









Encontros quinzenais do grupo “Mulheres da fé”
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Matinê das Avós




X





Atividades psicomotoras
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Dramatizações onde “O artista Sou EU”
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Músicas, dança, histórias, parlendas, versos, advinhas, etc.
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X

Sondagem cognitiva
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Encontro de pais bimestrais com temas (“Viver a vida”, “É preciso saber viver” e “Pedofilia” com a Sargento Tânia Guerreiro

X


X

X

X

Confecção do livro coletivo “Cada nome, um segredo”
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Gêneros textuais com ordenação e reestruturação
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Produções de texto oral ou coletivo (diária)
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Brincadeiras folclóricas





X




Leitura diária
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Ornamentação do refeitório









X
Confraternização “Festa do esquisito”









X








Cronograma de Atendimento

GRUPO 1           PRÉ-SILÁBICO
Atendimento: 2ª e 5ª feira
Horário:13h às 15h
ANO
NÍVEL
1º bim.
NÍVEL
2º bim.
NÍVEL
3º bim.
NÍVEL
4º bim.
SABRINA
2º A
pré-silábico



ANA PAULA
2º A
pré-silábico



ESTEFANY
2º A
pré-silábico



ANA MARIA
2º A
pré-silábico



FERNANDO
2º A
pré-silábico



RENAN
2º A
pré-silábico



CLEVERSON
2º A
pré-silábico



EMILLY
2º A
pré-silábico



STEFANI
3º A
pré-silábico






GRUPO 2         SILÁBICO
Atendimento: 2ª e 5ª feira
Horário:15h30m às 17h
ANO
NÍVEL
1º bim.
NÍVEL
2º bim.
NÍVEL
3º bim.
NÍVEL
4º bim.
CAROLINE
3º A
silábico



JOHAN
3º A
silábico



KAUAN
3º A
silábico



MARIA EDUARDA
3º A
silábico



MURILO
3º A
silábico



PEDRO
3º A
silábico



RYAN
4º A
silábico







GRUPO 3      SILÁBICO E S. A.      
Atendimento: 4ª e 6ª feira
Horário: 13h às 15h
ANO
NÍVEL
1º bim.
NÍVEL
2º bim.
NÍVEL
3º bim.
NÍVEL
4º bim.
RULLYAN
4º A
silábico



ANA KAROLIN
4º A
Silábico-al.



VANESSA
4º A
Silábico-al.



LUIZ FELIPE
4º A
Silábico-al.



MATHEUS
5º A
silábico



LUIZ EDUARDO
5º A
Silábico-al.



RÔMULO
5º A
Silábico-al.



ALEXANDRE
5º A
Silábico-al.



GRAZIELA
5º A
silábico





GRUPO 4        SILÁBICO
Atendimento: 4ª e 6ª feira
Horário: 15h30m  às 17h
ANO
NÍVEL
1º bim.
NÍVEL
2º bim.
NÍVEL
3º bim.
NÍVEL
4º bim.
ALESSANDRA
3º B
silábico



GABRIEL
3º B
silábico



GUSTAVO
3º B
pré-silábico



RAISSA
3º B
silábico



WESLLEN
3º B
silábico



YASMIN
3º C
silábico



MILENA
3º B
silábico



KETELIN
3º C
silábico



ADRIANO
3º C
pré-silábico





Avaliação
      A avaliação terá uma função diagnóstica onde deveremos considerar suas concepções prévias, ou seja, o seu nível de conhecimento.
      Através dos procedimentos de intervenções, sondagem cognitiva bimestrais, produções dos educandos individual ou coletiva, registros diário, cadernos, portfólio, etc., visamos sanar as suas dificuldades atingindo os objetivos propostos e que ele adquira novos níveis de conhecimento, percebendo que “Ler é preciso e Aprender é divertido”.

Material de apoio
Pró Letramento (Língua Portuguesa e Matemática), Pacto pela alfabetização na idade certa – Currículo no Ciclo de Alfabetização e Monitoramento do Processo de Ensino e de Aprendizagem, Livros pedagógicos de diversas coleções, jogos, músicas, cd, filmes, dvd, Proinfo, internet, livros de literatura com textos variados, entre outros.




  Castro, 26 de abril de 2013.






                                                                  _______________________________________
                                             Professora Ione Cordeiro Prestes

Nenhum comentário:

Postar um comentário